quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Nós usamos só 10% do cérebro? Eu nunca acreditei nisso.



Sempre ouvi que só usamos 10% do cérebro, que somente alguns conseguiam usar mais que essa quantidade, e assim por diante...

Mas no momento racional e logico matemático, nunca pareceu correto, veja porque:
  • Isso iria significar que na maioria das lesões no cérebro, não iriam fazer nenhuma diferença; o que é totalmente contrario a que o núcleo de Medicina afirma; pois, qualquer lesão sempre deixa sequelas. 
Em outras palavras isso significa, que usamos varias partes do nosso cérebro. No que essa lenda não teria logica, pois, seria 90% de inatividade e logo, não causaria danos.

  • Cada parte do cérebro controla uma determinada, função do nosso corpo, assim, suas atividades são sempre pré - ativadas, para uma determinada função, mesmo, quando estamos dormindo, que a atividade cerebral é menor, ele não para de funcionar.
Quero esclarecer q todo o cérebro é utilizado. Poderia continuar com outros argumentos para demonstrar as falhas nesse mito, mas, já existem vários estudos sobre esse assunto e vou coloca-los algum aqui e para aqueles mais preguiçosos vou colocar um vídeo demonstrando o que falei.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

REVISTA SUPER RESPOSTA

Nós usamos só 10% do cérebro?

por Michele Silva
Olha, você pode ter muitos defeitos, mas está livre dessa culpa: os tais 10% são pura lenda. "Sabemos que grande parte do cérebro é utilizada. Isso explica por que até micro lesões cerebrais podem causar danos graves e irreversíveis", diz o neurocientista e pesquisador do Hospital Sírio-Libanês, Erich Fonoff. Quantos por cento então? "Atribuir um percentual é leviano. Para isso, teríamos que saber o que são os 100%. Ainda não chegamos a esse nível".

Especialistas dizem que o "mito dos 10%" surgiu entre os defensores da paranormalidade. Para eles, utilizar 100% é exclusividade de quem levita, lê mentes e entorta garfos a distância, enquanto atividades do dia-a-dia limitam o resto de nós a apenas um décimo da "força do pensamento". Bom, fora o suposto cálculo ser um chute, a ciência nunca provou a existência de telepatia, telecinese e fenômenos afins.

Mas e aqueles exercícios de aumentar a potência do cérebro? São mentira também? Nem todos. "O sistema nervoso é plástico. Se for estimulado, aumenta seu o potencial colossalmente", diz o chefe do laboratório de Neurociências do Instituto de Bio-ciências da USP, Gilberto Xavier.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 Por Shanna Freeman - traduzido por HowStuffWorks Brasil

1. Você usa só 10% do cérebro

Usamos o nosso cérebro todo o tempo inteiro. Não existe o lance de usarmos só 10% do cérebro
© Mads Abildgaard / iStockphoto
Usamos o nosso cérebro todo o tempo inteiro. Não existe o lance de usarmos só 10% do cérebro
Com frequência nos dizem que usamos apenas 10% de nosso cérebro. Pessoas famosas como Albert Einstein e Margaret Mead teriam dito variações disso. Esse mito é provavelmente um dos mais conhecidos mitos sobre o cérebro, em parte porque tem sido publicado na mídia sempre. De onde veio isso? Muitas fontes apontam para um psicólogo americano do começo dos anos 1900 chamado William James, que disse que "uma pessoa comum raramente atinge senão uma pequena porção de seu potencial"  [fonte: AARP]. De algum modo, isso foi convertido no uso de apenas 10% do nosso cérebro.
À primeira vista, isso parece realmente enigmático. Por que teríamos o maior cérebro em proporção ao nosso corpo entre os animais (como discutido no sexto mito desta lista) se nós não usamos de fato todo ele? Muitas pessoas pularam na ideia, escrevendo livros e vendendo produtos que diziam aproveitar o poder dos outros 90%. Crentes nas habilidades psíquicas, como percepções extrassensoriais, usam isso como prova, alegando que pessoas com essas habilidades usavam o resto de seu cérebro.



Eis aqui uma coisa: isso não é realmente verdade. Além daqueles 100 bilhões de neurônios, o cérebro também está cheio de outros tipos de células que estão continuamente em uso. Podemos nos tornar incapazes por danificar apenas uma pequena área do cérebro, dependendo de sua localização, por isso não há como funcionarmos com apenas 10% de nosso cérebro em uso.

Imagens do cérebro mostraram que não importa o que estamos fazendo, nosso cérebro está sempre ativo. Algumas áreas são mais ativas que outras, mas a menos que tenhamos dano cerebral, não há uma parte do cérebro que não esteja funcionando. Aqui está um exemplo. Se você estiver sentado na mesa, comendo um sanduíche, você não está usando ativamente seu pé. Você está concentrado em levar o sanduíche à boca, mastigá-lo e engoli-lo. Mas isso não significa que seus pés não estejam funcionando - ainda há atividade neles, como fluxo sanguíneo, mesmo quando você não os está movendo

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Para se aprofundar nesses conhecimento e parar de somente ouvir alguém falar desse mito como verdade absoluta, vou deixar uns links abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito_do_uso_de_10%25_do_c%C3%A9rebro

http://super.abril.com.br/ciencia/gente-usa-apenas-10-nosso-cerebro-620250.shtml

http://recortandoinfo.blogspot.com.br/2010/04/o-mito-dos-10-do-cerebro.html

http://www.tecmundo.com.br/ciencia/16885-5-mitos-sobre-o-cerebro-que-voce-jurava-ser-verdade.htm

 


Nós não acreditamos em tudo que nôs falam, nós analisamos, refletimos, vemos os pros e contras. Assim é a matemática, a ciência do conhecimento, temos que verificar se a verdade esta no que fazemos, pois, a matemática esta em tudo, Se não acredita vá pesquisar e ter conhecimento e se você acredita vá pesquisar e ter conhecimento. Abraços!!! 

E digam o que pensam sobre esse assunto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário